Vida ou morte!

Aborto é a remoção ou expulsão prematura de um feto ou embrião do útero, resultando assim na sua morte. É uma prática ilegal e pode ser extremamente perigosa para a vida da mulher que pratica.

Sou contra a prática do aborto, pois além de estar dando fim a uma vida, não dá ao embrião ou feto o direito da escolha e muito menos a oportunidade de defesa.

Penso que nos dias atuais há um leque de opções capazes de substituir o aborto. Uma boa opção é dar para adoção, já que há muitos casais desejosos de filhos, porém incapazes de tê-los. Outra opção seria a prevenção, meios de prevenir é o que não falta nos dias atuais e, se o embrião não se formar, não será necessária sua retirada.

Caso a mulher engravide, mesmo não querendo continuar com a gestação, penso que ela deve, afinal o corpo é dela, mas o que cresce ali não faz parte dela, é algo que futuramente será um ser, uma vida.

É importante que o aborto seja evitado, assim a mulher preserva sua vida e a vida do que virá a ser um indivíduo.

Lanna Batista

Categorias: , | Postado por 1ª Série C | 0 Comentários

As Drogas e a Adolescência

Não é difícil vermos nos grandes centros urbanos pessoas fumando maconha, cheirando cocaína ou colocando qualquer uma dessas porcarias no corpo. A cada dia as drogas estão entrando com mais força na vida dos adolescentes, e isso faz com que me pergunte o motivo. Tenho uma teoria, que, apesar de não ser a verdade em si, acredito que faz parte dela. A adolescência é uma fase de mudanças, curiosidades, descobertas, e também uma grande preocupação: se livrar imediatamente da imagem de criança e passar uma imagem de “maturidade” para os amigos. Acredito que seja a partir dessa preocupação que os jovens começam a beber socialmente. É comprovado por estudos que os jovens tem uma tendência muito maior ao vício que adultos. Depois da bebida vem o cigarro, a maconha e outras drogas pesadas. É tremenda a idiotice que determinados jovens fazem com sua vida, e tudo isso começa com a bobagem de querer ser adulto. Os jovens deveriam se preocupar menos com isso, pois ainda estão no começo de uma longa vida, uma vida cheia de prazeres, e que pode ser destruída pelas drogas. Os adolescentes deveriam procurar outra atividade que possa vira a fazê-los parecerem adultos, como algo que não destrua a vida deles.

Samuel Inácio

Categorias: , | Postado por 1ª Série C | 0 Comentários

Aborto legal ninguém segura

Posicionar-se a favor da legalização do aborto é muito fácil, tenso em vista que existem diversas clínicas clandestinas fazendo milhares de aborto anualmente e causando várias mortes por infecção generalizada decorrentes do aborto mal feito.

A legalização pode até ter o intuito de melhorar a qualidade desses serviços, uma vez que a grande maioria das clínicas ilegais não são qualificadas e não fornecem total segurança às mulheres. Mas as autoridades não irão conseguir controlar a prática a ‘céu aberto’, já que, quando ilícitas, o combate é ineficaz.
Como o país não se disponibiliza de recursos para supervisionar a legalização do aborto, sou contra a prática. Considero legal apenas no caso de gravidez indesejada resultante de estupro ou quando a gestante corre risco de vida. O melhor método de erradicar o aborto ou pelo menos amenizá-lo é o investimento em mais campanhas com o intuído de conscientizar as mulheres e os homens em relação ao significado da gravidez e os riscos de um aborto. Dessa forma, não ocorrerão tantas gravidezes por acidente e a prática abortiva será evitada.

Lucas da Silveira Silva

Categorias: , | Postado por 1ª Série C | 0 Comentários

Aborto Legal?

O aborto é o ato espontâneo em que se perde o feto, ou proposital no qual se tira o feto antes da hora de nascer. Este assunto provoca muitas discussões entre a Igreja Católica e Poder Legislativo. A Igreja é totalmente contra o aborto (e contra qualquer método contraceptivo). A Lei não permite o aborto, a não ser que a mulher grávida tenha sido estuprada ou corra risco de vida. O que nos perguntamos é: O aborto deveria ser legalizado?
Eu sou a favor da legalização do aborto, mas restrito à mulheres com até três meses de gestação. Mais do  que isso, o bebê já teria se formado e o risco de morte da mãe durante o processo abortivo seria ainda maior. Além do que, a mãe já teve tempo de tomar a difícil decisão do aborto proposital.

Não sou a favor do aborto, de forma alguma, sou contra e não abortaria um filho. Sou a favor da legalização do aborto, afinal, quem quer abortar, vai abortar de qualquer jeito. Quem pode pagar vai à clínicas sofisticadas, quem não pode pagar muito, vai a clínicas sem infra-estrutura e higiene (Aumentando o risco de morte, infecção e esterilidade). Quaisquer que sejam as clínicas, são clandestinas, e a maior segurança da saúde da mulher não são garantidas nesses locais. Se a mulher já se decidiu a abortar, que seja dentro da lei e com menos risco. Tantas mulheres jovens criando ou mandando seus filhos para a adoção. Acha mesmo que todas que não desejam um filho têm coragem de abortar? Não acredito numa banalização do caso.

Entretanto, uma coisa é certa: mais importante que a consciência de não abortar, é a de prevenir a gravidez indesejada, e prevenir com a camisinha é "matar dois coelhos com uma cajadada só". Evita-se a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis de uma só vez.

Carolina Malacco

Categorias: , | Postado por 1ª Série C | 0 Comentários

Pensadores

Sócrates:

“Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco supõe  saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba  o que não sei.”

Nessa afirmação, Sócrates referia-se à ironia, que é uma espécie de investigação, uma série de perguntas que Sócrates fazia ao seu interlocutor para que ele criasse seus próprios argumentos e suas próprias idéias.

Grupo:Camila Gosling
João Victor
Larissa Duarte
Marcelo Vasconcelos

Pitágoras:

“O homem é a medida de todas as coisas; daquelas que são, enquanto são; e daquelas que não são, enquanto não são”

Pitágoras tinha como princípio de sua doutrina a idéia de que o homem era a medida de todas as coisas, e conforme essa concepção, o mundo é o que o homem constrói ou destrói.

Grupo:
Carolina
Eduarda
Maria Clara

Platão

“Uma vida não questionada não merece ser vivido”

A vida sem questionamentos realistas, não merece ser vivida pelo fato de que o ser humano precisa questionar o mundo em que vive e estudá-lo, pois sem isso não teria como o ser humano descobrir o porquê de estar vivendo e não poderia evoluir.

Quando passamos muito tempo sem procurar respostas para perguntas realistas, acabamos caindo em pensamentos efêmeros e inúteis. É preciso perguntar e achar respostas para evoluirmos espiritualmente e como seres naturais.

Grupo:
Alan
Luiza
Matheus
Samuel

Santo Agostinho

“Compreender para crer, crer para compreender”

Para Agostinho, defensor da religião, a fé revela verdades ao homem de forma direta e intuitiva. Baseando-se no profeta Isaías, dizia ser necessário crer para compreender, pois a fé ilumina os caminhos da razão, e que a compreensão nos confirma a crença posteriormente.

Grupo:
Anna Theresa Zampier
Henrique Guerra
Rafael Leite

Aristóteles

“O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz."

Segundo Aristóteles o homem não revela todas suas idéias, mas todas as idéias que são reveladas são bem pensadas.

Grupo:
Érico Loureiro
Daniel de Souza
César Allori
Arthur Dias
João Inácio

São Tomás de Aquino

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.”

Para alcançar a sabedoria precisamos do apoio de sábios, saber escutar e refletir em relação ao que é dito. Em certos momentos de nossa caminhada, é preciso se rebaixar a quem se encontra numa situação superior e aprender com este.

Grupo:
Alexandre Jeha
Aluisio Penna Ordones
Lucas da Silveira Silva
Rafael Emerson
Tales Goulart Beltrão

Górgias de Leontini

“O bom orador é capaz de convencer qualquer pessoa sobre qualquer coisa.”

Górgias é considerado um dos maiores oradores da Grécia, então afirmava que pra ser um orador, seus argumentos só deveriam defender a realidade, por isso todas as pessoas deveriam se convencer daquela realidade.

Grupo:
Anna Theresa Zampier
Henrique Guerra
Rafael Leite

Categorias: | Postado por 1ª Série C | 0 Comentários

Aborto

Prevenir-se ou tirar a vida de um bebê? Vale à pena cometer um ato ilegal por falta de cuidados? Quem sofrerá com o aborto?

Muitas mulheres, entre elas adolescentes de 13 aos 17 anos e adultas dos 33 aos 36,tiram a vida de um inocente feto, cometendo um aborto induzido.

Aborto induzido é a interrupção da gravidez e quem o comete deveria ser punido seriamente. Segundo a ONU, pelo menos 70 mil mulheres perdem a vida anualmente em conseqüência de um ato irresponsável, o aborto realizado em clínicas clandestinas em condições precárias.

Quem se entrega no ato de desespero para uma pessoa desconhecida e que, na maioria das vezes, não é um médico, acaba tendo efeitos negativos como câncer de mama, dor fetal, infecção e obstrução das trompas, etc. A mulher terá a criança retirada como queria, mas correrá risco, o que não vale a pena. O melhor para não ter que se submeter a esse processo é prevenir-se usando métodos contraceptivos.

A resposta para as perguntas acima é somente “Prevenir-se”; não mate quem tem culpa dos seus atos e não cometa o aborto, além de machucarem seu feto também lhe prejudicará.

Camila Gosling

Categorias: | Postado por 1ª Série C | 0 Comentários

Legalizar NÃO

É justo tirar a vida de alguém que nem sequer chegou a nascer? É certo acabar com a chance de um ser humano poder desfrutar do prazer da vida, sem ter feito nada para morrer? Temos a plena consciência de que não é certo. Estamos falando de assassinato, estamos falando de aborto.

Nos dias de hoje, a sociedade convive com a contradição entre a legalização ou não do aborto. O que eu acho é: abortar é praticar um atentado à vida, é cometer um crume. Todos que, hoje, possuem uma vida sexual ativa, conhecem os diversos métodos que podem ser usados para se evitar uma gravidez: a camisinha, a pílula anticoncepcional e muitos outros. Mesmo com tudo isso, é necessário abortar? É correto? Claro que não. Se podemos e sabemos evitar a gravidez, não podemos tornar o nosso problema, o nosso erro, e problema e o erro de outro. Mas é isso que fazemos quando abortamos. Punimos alguém por um erro que nos cometemos, punimos alguém por uma irresponsabilidade nossa. Tiramos a vida de quem não fez nada de errado e que não tem nem o direito de se defender.

O aborto não pode ser legalizado, a menos que a causa da gravidez tenha sido um estupro ou algum outro tipo de atentado à mulher. Se erramos, devemos assumir o nosso erro, devemos ser humanos o bastante para dar o direito da vida àquele que nunca fez mal a ninguém.

Larissa Mara Batista Duarte

Categorias: | Postado por 1ª Série C | 0 Comentários

Cada vez mais drogas

É inacreditável a realidade que estamos vivendo, cada vez mais pessoas estão usando cada vez mais drogas cada vez mais jovens. Crianças de 11 anos já começam a descobrir o álcool. Cada vez mais eu me irrito, igual a você que está irritado com cada vez mais eu usar a expressão cada vez mais, mas é tão revoltante nossa realidade, que preciso que você cada vez mais preste atenção nela.

O álcool é legalizado, mas para mim é uma das piores drogas, só não é pior que o crack. Ele, além de matar vários no trânsito, deixa as pessoas mais violentas, além de causar cirrose e fazer com que as pessoas se afastem de quem o bebe, afinal tem muito (leia-se: todos) bêbado que é extremamente inconveniente, além de, às vezes, extrapolar e começar a passar mal. Até hoje nunca cuidei de um bêbado em apuros, mas deve ser algo extremamente chato. Tão chato, que prefiro nem pensar.

Além do álcool, temos o cigarro, cada vez mais presente na adolescência. O pior dele é que faz mal para a saúde até de quem está ao lado do fumante. Não que quem bebe e depois dirige não faça mal, mas com quem anda com quem bebe não necessariamente vai ter problemas de saúde por isso, e já com quem anda com fumante terá. A fumaça do cigarro é extremamente tóxica, podendo mata até os não-fumantes.

Falei apenas dessas drogas por um simples motivo: são legalizadas. Matam mais que muitas dessas drogas proibidas, e essas drogas legais são vendidas em qualquer lugar, às vezes até para qualquer um, mesmo a lei proibindo a venda para menores. O pior é que menores compram, mesmo com tanta informação sobre o malefício do álcool e do cigarro.

Você pode pensar que é o pobre, que não tem muita informação sobre o assunto, que mais compra e usa. Você está completamente enganado, seu preconceituoso! É o menor rico que mais usa, provando assim que não é necessário só informação, e sim ação (E em minha opinião, ação não só para ajudar o menor, e sim qualquer usuário dessas terríveis drogas).

Pense sobre quem morreu por causa do álcool e do cigarro. O primeiro passo é ensinar os jovens, o segundo passo é proibir a venda delas, como a maconha, cocaína e crack, que são proibidos.

Rafael Leite

Categorias: , | Postado por 1ª Série C | 0 Comentários
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Somos a 1ª Série C do Colégio Arnaldo! Esse blog é nosso, feito especialmente para vocês! Leiam os textos, comentem e sigam o blog também!
Aproveitem!

Seguidores