Mulher no Poder?

Será que finalmente teremos uma presença feminina para representar o país?  

Dilma Rousseff e Marina Silva são duas mulheres que concorrem à presidência este ano.

Dilma (PT) tem 62 anos, é economista e ex ministra-chefe da casa civil durante o governo Lula. Ao lado de  Luis Inácio Lula da Silva, conheceu o trabalho do presidente, tornando-se sua discípula e formando então uma grande aliança. Os eleitores, que veem o trabalho de Lula com admiração, têm grande chance de ter como soberana essa belorizontina.

Marina Silva (PV) tem 52 anos (dez anos a menos do que a adversária), é  lutadora, guerreira. Sendo eleita, se tornará a primeira mulher negra na presidência. Passou por muitas dificuldades, vem de uma família pobre e, com 16 anos, ainda era analfabeta, enfrentou os estudos com muita dedicação e fez faculdade de História e Pedagogia. “Ex PT”, ela acreditava que o tema do séc. XXI seria dar respostas às crises ambientais e econômicas e não deixar de fazer essa comunicação com o povo.

Duas brasileiras, duas mulheres, duas candidatas e cada qual com uma proposta completamente diferente. Uma  se preocupa com o meio ambiente e outra com o PAC (um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejada para os quatros anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do país). Crescer ou não crescer, eis a questão.

Mas essa eleição não é apenas palco para a disputa entre mulheres. José Serra (PSDB), 60 anos, também é um adversário dessas duas “leoas”. Economista e formado em Engenharia Civil, tem mestrado e doutorado em Ciências Econômicas. Acredita e tem fé em uma sociedade democrata e em uma união nacional. É candidato pela segunda vez à presidência da república.

Ciro Gomes (PSB-CE) por pouco foi candidato este ano. Até o ano passado, Ciro estaria nesta concorrência, mas, como a candidatura ocorrerá este ano, o PSB decidiu, durante uma Reunião Executiva do partido, em Brasília, que ele não será mais candidato. Em uma votação em 27 Estados, 20 votaram pela sua não candidatura.

Depois dessa resumida avaliação de nossos candidatos, fica para vocês eleitores decidirem se teremos a honra de ter uma mulher na presidência, a primeira negra ou continuaremos com nossa antiga cultura de um representante homem.




Henrique Guerra Torres

Categorias: | Postado por 1ª Série C |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Somos a 1ª Série C do Colégio Arnaldo! Esse blog é nosso, feito especialmente para vocês! Leiam os textos, comentem e sigam o blog também!
Aproveitem!

Seguidores